Graduação em Gestão Pública

CONCEPÇÃO DO CURSO


O Curso de Tecnologia em Gestão Pública ofertado pela SVT Faculdade, através do seu Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública – CECGP, será desenvolvido em uma estrutura curricular integrada de práticas de Administração e de Gestão Pública, com foco nas Instituições do aparato legal do Estado e suas funções na sociedade.

Formulado a partir dos princípios filosóficos, políticos, jurídicos e sociais de seu Projeto Pedagógico e das ações propostas que preveem um curso de graduação tecnológica includente, de qualidade, voltado para a cidadania e solidariedade, aberto às necessidades da sociedade local em que se insere; bem como das orientações contidas nas Diretrizes Curriculares propostas pelo Ministério da Educação, nos Cursos de Áreas Afins, como: Administração, Ciências Sociais e Direito e nas demais orientações, a exemplo da Resolução CNE/CP nº 01, de 17 de julho de 2004.

O Curso oportunizará o estímulo do desenvolvimento das habilidades e competências essenciais para o exercício da profissão e, consequentemente a facilidade de inserção no mercado de trabalho.

Sem comprometer o aprofundamento dos estudos, a formação de cunho generalista é fator facilitador para seu ingresso em programas de educação continuada em nível superior e em programas de pós-graduação. Os conceitos acima delineados evidenciam que as políticas para o ensino, o referencial teórico-metodológico, princípios, diretrizes, abordagens, estratégias e ações enunciadas no Plano de Estratégias e Desenvolvimento Institucional (PEDI), associadas às Diretrizes Curriculares Nacionais, refletem-se na implementação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Objetivo Geral:

Objetivos do Curso:

Formar Tecnólogos de Gestão Pública através de uma formação acadêmica aprofundada e aplicada, visando uma atuação profissional prática nas organizações públicas das esferas federal, estadual e municipal, para identificação das oportunidades de mudança, melhorias na gestão e a excelência na prestação de serviços das instituições para a sociedade.

Objetivos específicos:

• Oferecer formação específica de nível superior para profissionais que atuam ou desejam atuar em organizações públicas;

• Graduar profissionais Tecnólogos de Gestão Pública interessados em desenvolver talentos e competências para atuar nas diferentes áreas e níveis hierárquicos das Instituições Públicas, com as qualificações exigidas pela sociedade;

• Otimizar processos produtivos de prestação de serviços na área pública, contribuindo para o aumento da produtividade;

• Desenvolver um profissional dotado de visão e gestão empreendedora pública profissional, para gerar soluções diante dos desafios e problemas enfrentados pelas instituições públicas no cotidiano da prestação de serviços à sociedade.

• Desenvolver competências conceituais que possibilitem ao profissional tecnólogo em Gestão Pública entender o ambiente interno e externo das organizações públicas para adotarem práticas que garantam uma melhor prestação de serviços à sociedade;

• Debater modelos de Gestão Pública e o processo de atuação Tecnólogo e Gestão Pública, seus desafios e perspectivas na Administração Pública Contemporânea;

• Qualificar profissionais para atuarem com Gestão Pública Profissional e Políticas Públicas nas Organizações Públicas e órgãos não governamentais;

• Negociar acordos, parcerias e compartilhamento de processos e sistemas com parceiros e terceiros, visando à otimização de organizações em geral;

• Conhecer e aplicar a legislação que regulamenta a prestação dos serviços públicos;

• Desenvolver competências interpessoais que possibilitem ao Tecnólogo em Gestão Pública uma correta gestão do elemento humano nas Instituições, o desenvolvimento de atitude pública empreendedora, postura ética, valorização da responsabilidade social e da busca constante do conhecimento que favoreça a sociedade.

VALORES:

Mensalidade inicial de R$ 630,00 (seiscentos e trinta reais) com desconto de até 40% (consulte as condições);

TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO

2 anos e 6 meses

MERCADO DE TRABALHO

Inicialmente, importante destacar que o gestor público é um profissional dinâmico, que ostenta técnicas de administração, gestão de pessoas, finanças, e de desenvolvimento de projetos.

A administração pública é o seu principal nicho de atuação, contudo, por suas habilidades, pode trabalhar em inúmeros setores da economia.

Por meio de concursos ou cargos de confiança, os gestores públicos podem assumir qualquer posto administrativo que exija nível superior.

O gestor público ainda pode encontrar trabalho em entidades de representação, institutos, sindicatos e federações.

Engana-se quem pensa que a esfera privada não tem espaço para esses profissionais. Há todo um mundo de oportunidades a ser explorado em prestadoras de serviços (especialmente aquelas que são contratadas por meio de licitação), agências de planejamento e desenvolvimento de projetos, escritórios de assessoramento técnico, consultorias, construtoras, institutos de pesquisa e mesmo em empresas do comércio, indústria e do terceiro setor.

AVALIAÇÃO DO CURSO

Curso avaliado pela MEC com nota máxima (5)

Rolar para cima