REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA “VICTOR TAMER” – SVTFESU

1 OBJETIVO

Estabelecer normas para utilização do acervo da Biblioteca “Victor Tamer”, pelo usuário interno e externo, a partir de 01/08/2018.

2 ACERVO

Considera-se acervo da Biblioteca: livros, revistas, cd’s, dvd’s e outros materiais bibliográficos e audiovisuais.

            NÃO SERÃO DISPONIBILIZADOS PARA EMPRÉSTIMO. SOMENTE CONSULTA LOCAL: Obras do acervo reserva (1 exemplar de cada publicação), obras de referência (Dicionários, Enciclopédias, Guias, Catálogos e Manuais) e periódicos (Jornais e Revistas) e obras raras.

3 CONSULTA

A consulta online ao acervo é facultada a todos os usuários que tiverem interesse, através do site da Instituição, na Aba da Biblioteca.

Primeiramente para fazer uso do acervo, os usuários deverão acessar, o Sistema da Biblioteca. Em seguida o livro deve ser solicitado no atendimento da biblioteca, onde a atendente fará uma pesquisa bibliográfica e após a localização do livro será entregue ao usuário mediante ao empréstimo (mesmo que a consulta seja local), onde o mesmo será encaminhado para a sala de estudo para realizar suas pesquisas. Ao terminar o usuário deve retornar a biblioteca para devolução do livro. Porém se desejar poderá levar o livro, pois o empréstimo já foi realizado no sistema da biblioteca.

A sala de estudo está disponível para os alunos da Instituição realizarem suas pesquisas, sendo devidamente restrita a entrada do usuário no acervo. Disponível apenas para Professores da mesma.

Sendo assim, uma forma de controle do material bibliográfico da Instituição SVTFESU.

 4 DO CADASTRO

Para se inscrever é necessário original e xerox da Carteira de Identidade, xerox do Comprovante de residência e uma foto 3×4.

4.1 Usuários Externos

Para se inscrever é necessário além dos documentos especificados no item 4, o pagamento de taxa de manutenção, especificada no item 5.

4.3 Estagiários e Terceirizados

Deverão apresentar documento comprobatório de inicio e término do contrato.

 5 DO VALOR DA INSCRIÇÃO

  • Ao Usuário interno (docentes, discentes, servidores, estagiários e terceirizados) não será cobrado taxa anual de inscrição;
  • Ao cliente externo será cobrada a taxa de R$ 5,00 (Cinco reais).

6 DAS CONDIÇÕES DO EMPRÉSTIMO

  • O cliente assinará o Termo de Compromisso, conforme modelo anexo;
  • O cliente deverá devolver o material emprestado, nas mesmas condições em que fora entregue, podendo ser penalizado a reparar os danos causados;
  • O período de permanência dos títulos com o cliente será de:

– 07 (sete) dias para livros;

– 03 (três) para dvd’s e revistas.

  • O empréstimo domiciliar será efetuado mediante apresentação do documento de identidade do usuário junto a matricula da faculdade;
  • O empréstimo domiciliar será limitado a apenas 03 (três) exemplares de cada vez, de acordo com o material.

7  RENOVAÇÃO E RESERVA

  • O usuário só poderá renovar o material que estiver em seu poder desde que não haja procura / reserva para o mesmo indo a Biblioteca;
  • O usuário deverá renovar anualmente e sempre que necessário, os dados cadastrais;
  • A reserva de material do acervo poderá ser realizada. Após a comunicação da disponibilidade desse material o usuário terá 48 horas para efetivar o empréstimo, ultrapassado esse período ele ficará disponível para qualquer outro cliente.

8  PENALIDADES

  • O atraso na devolução do material emprestado acarretará na aplicação de uma multa diária correspondente a 1,00 (um real) quando for material bibliográfico e 2,00 (dois reais) quando for material audiovisual; sendo aplicadas aos USUÁRIOS internos e externos;
  • Aos usuários em débito não serão liberados empréstimos de qualquer outro material;
  • O cliente que incorre por 04 (quatro) vezes, durante o ano, em atraso na devolução do material solicitado, terá a sua inscrição cancelada;
  • No caso de destruição ou dano causado ao acervo, o causador do dano ficará obrigado a indenizar a Biblioteca, mediante substituição do material, ficando suspenso dos serviços até a referida reposição.
  • Para substituição de obra extraviada, o usuário deverá providenciar sua reposição ou indenização, observando as seguintes normas:
  • Deverá comunicar a perda da obra ao responsável pela Biblioteca escrito, solicitando o prazo de 30 dias para a reposição;
  • Se a obra estiver esgotada, o usuário deverá repor outro título de interesse da BIBLIOTECA, e de valor aproximado, mediante consulta prévia ao responsável pela BIBLIOTECA.
  • O cliente que tiver sua inscrição cancelada, só poderá usufruir o serviço 90 (noventa) dias após o cancelamento, mediante pagamento de nova anuidade.

9 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento da BIBLIOTECA é de segunda à sexta-feira, das 14h às 21h; e aos sábados das 8h30min às 12h, exceto feriados.

10 DAS PROIBIÇÕES

Fica proibida a reprodução de qualquer material emprestado sob pena de aplicação da legislação vigente.

 BIBLIOTECA VICTOR TAMER-SVTFESU

 São Francisco, Av. Castelo Branco, nº 605, sala 205  – Edifício   Cidade de São Luís. 

 Email: svtbiblioteca@gmail.com

Rolar para cima